Artista que coloriu azulejos de Brasília, Athos Bulcão faz centenário

Fundação dedicada ao carioca terá evento em homenagem à data

Há cem anos, nascia Athos Bulcão, artista plástico responsável pelos característicos azulejos que decoram diversos prédios e monumentos de Brasília. Em homenagem à data, o Google preparou um doodle especial nesta segunda-feira (2). A fundação que leva seu nome, localizada na capital federal também terá evento em hom no próximo dia 7.

Nascido no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, Athos passou sua infância em uma casa em Teresópolis, na região serrana do estado. O artista morreu em julho de 2008, anos 90 anos, em Brasília.

Também pintor, escultor, desenhista, Athos foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, como Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti, Manuel Bandeira entre outros.

 

Notícias ao Minuto

Homenagem

No próximo sábado (7), entre as 16h e as 19h, a Fundação Athos Bulcão fará a abertura de uma exposição para relembrar o centenário e lançamento de nova edição de lenços, produzida exclusivamente para a data. Também será vendido azulejo comemorativo. A Fundação Athos Bulcão fica na CLS 404, Bloco D, loja 1, Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *